• Da Redação

Atividades marcam a Semana da Pessoa com Deficiência do Jaboatão

O tema deste ano é Avanços e Desafios da Política da Pessoa com Deficiência: da invisibilidade ao empoderamento

Imagem: Divulgação


Cinema inclusivo, orientações para o mercado de trabalho, atividades pedagógicas, seminários, dança, aula de ginástica, bate-papo, panfletagem, exposição fotográfica. A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, promovida pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, entre os dias 25 e 31 deste mês, traz uma série de ações voltadas para empoderar pessoas com deficiência e conscientizar a população sobre o respeito aos direitos e à capacidade desses cidadãos. O tema deste ano é Avanços e Desafios da Política da Pessoa com Deficiência: da invisibilidade ao empoderamento.


“Instituída por lei municipal, a Semana da Pessoa com Deficiência é um momento para quebrarmos barreiras, transformarmos realidades, estimularmos a inclusão dessas pessoas nas atividades sociais e no mercado de trabalho. E o tema deste ano não poderia ser mais apropriado: é preciso tirar quem está na invisibilidade e empoderar essas pessoas, muitas vezes tolhidas em suas capacidades e sonhos, por desconhecer seus direitos e pelo estigma social. Temos trabalhado muito para isso, com diversos programas em áreas diversas, e colhido significativos resultados. E queremos ir muito além”, afirma o prefeito Mano Medeiros.


A programação (que envolve as secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde e Desenvolvimento Econômico) começa pela manhã, com uma conversa descontraída nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Unidades de Saúde, onde técnicos abordarão direitos e inclusão das pessoas com deficiência. Ação que se repetirá ao longo da semana. Também haverá o Seminário Agosto Dourado: Jaboatão apoiando a amamentação, onde profissionais da rede de saúde discutirão sobre o aleitamento para mães e bebês com deficiência, a partir das 9h, na Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Cespu Europa), no Jardim Jordão.


Às 10h, ocorre palestra de orientação profissional, na Agência do Trabalho do Jaboatão Centro, abordando o marketing pessoal, apresentação e entrevistas, a fim de preparar os interessados para o mercado. E, no mesmo horário, haverá aulão de ginástica inclusiva, no Parque da Cidade, em Prazeres, para pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e da Residência Terapêutica que participam do projeto Conviver Mais – aberto ao público.


À tarde, às 14h, será realizado o Seminário Municipal de Políticas Públicas Educacionais e Inclusivas, no Teatro Samuel Campelo, no Jaboatão Centro. Voltado para profissionais da educação, o encontro traz o mesmo tema da campanha, e terá na mesa não só gestores, mas estudantes com deficiência, falando sobre suas experiências e expectativas, com presença da família. Programas como o atendimento domiciliar (que garante escola em casa para alunos com deficiência) estarão na pauta. Também haverá uma apresentação de dança de um estudante bailarino. E várias atividades pedagógicas inclusivas ocorrerão na rede municipal ao longo da semana, diariamente.


O sábado terá programação esperada por muitas crianças e familiares. É quando será aberta a exposição fotográfica Razões para Incluir, no Shopping Guararapes, com fotos de doze alunos de 2 a 5 anos de creches e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), às 9h. Logo depois, 200 estudantes com deficiência poderão assistir ao filme Sonic 2, numa parceria do município com o centro de compras. Outro dia de cinema será o dia 31. Passeio cultural acessível levará 58 estudantes e professores de três escolas à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), com visita ao Museu do Homem do Nordeste, jardim sensorial e cinema da fundação, em Casa Forte, às 13h. Confira a programação completa na arte em anexo.


#maisjaboatao #jaboatãdosguararapes #jaboataodosguararapes #pessoascomdeficiencia #inclusao #pernambuco