Este é um dos projetos contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
Foto: Chico Bezerra/PJG
Nesta quarta-feira (15/05), foi assinado um termo de compromisso para a restauração do santuário Nossa Senhora dos Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. Este é um dos projetos contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O momento contou com as presenças do prefeito Mano Medeiros; do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Leandro Grass; do gestor do Parque Histórico Nacional dos Guararapes, tenente-coronel Fábio Menezes; e do reitor do Santuário, dom Marcos Ferreira.
Estiveram presentes à cerimônia de assinatura do documento secretários municipais; o arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e a superintendente substituta do IPHAN em Pernambuco, Márcia Hazin. Antes da assinatura, Leandro Grass conheceu a área do Parque Histórico dos Guararapes guiado pelo tenente-coronel Fábio, que apresentou o projeto de requalificação do parque ao presidente do IPHAN.
O prefeito Mano Medeiros destacou a importância da restauração do espaço religioso. "Esse santuário tem uma importância histórica muito grande para a cidade. A restauração deste equipamento irá valorizar ainda mais esse belo monumento e atrair mais turistas para visitá-lo e ainda irá movimentar a economia local", afirmou o prefeito.
Dom Marcos Ferreira, responsável pela gestão do Santuário, falou da expectativa da restauração. "Essa revitalização fará um resgate da história do nosso santuário, uma construção do século 18 tão significativa e valorosa para o município e para o Estado de Pernambuco", afirmou.
Já Leandro Grass, do IPHAN, detalhou os próximos passos para avançar no projeto de restauração do santuário. "O projeto de restauração desta igreja foi um dos contemplados pelo PAC. Por sinal, muito bem elaborado pela Prefeitura de Jaboatão. Após esta etapa, a Prefeitura fará a contratação do projeto e posteriormente o IPHAN irá liberar recursos para a execução da obra", informou.
Comments