• Da Redação

Artistas de Jaboatão reclamam da falta de investimentos e elaboram pauta de reivindicações

Entre os assuntos, está a criação de um projeto de lei que estabelece um percentual para contratação de artistas locais, nos eventos realizados pelo Governo Municipal




A redação do Mais Jaboatão está recebendo e-mails e mensagens de artistas e produtores musicais e culturais de Jaboatão dos Guararapes que estão insatisfeitos, segundo eles, com a falta de investimentos e de incentivo por parte da Prefeitura do Jaboatão do Jaboatão dos Guararapes. O grupo elaborou um conjunto de pautas, reivindicando mais incentivo e fomento para o setor.


“A Festa da Pitomba, um dos principais eventos culturais da cidade, não teve participação de artistas da casa. A Secretaria de Cultura fez uma convocatória, muitos se prepararam, enviaram documento e nenhum artista foi contemplado. Contrataram nomes de outros municípios que poderiam investir nos artistas jaboatanenses, fomentando a economia local”, desabafa o ator Fábio Glei, que interpreta a personagem Katilinda, um dos principais ícones da cultura pernambucana.


“Não podemos nos calar diante desse descaso dos gestores de cultura que não ajudam ao fortalecimento e nem proporcionam caminhos de interação, vitrine e fomentam a nossa arte e cultura ao povo de Jaboatão”, completa. O grupo está elaborando um documento à Câmara dos Vereadores do Jaboatão dos Guararapes que trata sobre a criação de um projeto de lei que estabelece um percentual para contratação de artistas locais nos eventos realizados pelo Governo Municipal.


Outras reivindicações da classe artística estão a falta de operacionalização do cadastro cultural do município, além de fomento ao Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac) e o funcionamento do Fundo Municipal da Cultura. “Dessa forma, teremos um espaço garantido, um fortalecimento do cenário cultural e uma vitrine para nossas bandas e artistas locais”, afirma Fábio.


O Pro-Mac é uma lei que já existe em Jaboatão, de nº 726/2012 está sendo alterada pelo Conselho de Cultura para se tornar uma Lei de Incentivo à Produção Artística e Cultura. Essa lei está em fase tramitação pra a Secretaria de Cultura e, posteriormente, será encaminhada à Câmara dos Vereadores.


Foto: Marcelo Ferreira

#maisjaboatao #cultura #jaboatao #artista



105 visualizações