• Da Redação

Artigo: "resíduos sólidos, problema ou oportunidade?" por Fernando Moreira


Artigo


Confira o artigo do ex-coordenador de Limpeza Urbana de Jaboatão e coordenador do Movimento Popular Jaboatão que Nós Queremos, Fernando Moreira:


Limpeza urbana, coleta seletiva, reciclagem, reaproveitamento, destinação e disposição final dos resíduos sólidos “lixo” das cidades, é um dos maiores gargalos de uma gestão pública, principalmente de uma grande cidade como Jaboatão dos Guararapes....


Entendo que precisa ter realmente bons projetos pois, em 2018, o país gerou cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos, de acordo com a Global Sólidos Consultoria. Deste total, somente 3% é de fato reciclados segundo estimativa . No entanto, o potencial pode ultrapassar em muito os 40%.


A segregação na fonte é o grande caminho para o melhor aproveitamento das matérias desde que a polução participe de forma efetiva, geralmente o trabalho de varrição e coleta é feito por empresas terceirizadas, se fazendo necessário, uma fiscalização competente, com um bom gerenciamento, pois, a população precisa acreditar e confiar na prestação do serviço.


Sabemos que existe uma Política Nacional de Resíduos Sólidos definida pela Lei federal 12.305/2010, bem como no ODS 11 uma das metas faz referência aos resíduos sólidos. Portanto, não se trata de um projeto isolado mas de uma política pública do povo, com e para o povo, pois, a educação ambiental e tais políticas tem cunho social, econômico e ambiental.


O “lixo” ainda é um problema para muitas cidades e até países! No entanto, pode ser uma oportunidade de ouro para a geração de riqueza e emprego em um momento onde contamos com tantos desempregados. Pernambuco, por exemplo, ainda conta com mais de 50 lixões a céu aberto, mesmo com o esforço do TCEPE e MPPE, e uma metrópole como a nossa cidade de Jaboatão reciclar só 3% do seu lixo. É inadmissível


Antes tarde do que nunca, chega esse mega projeto que esperamos que traga grandes resultados. Entendo que podemos chegar a muito mais do que 30% e que a prestação do serviço de limpeza urbana melhore em nossa cidade, tendo em vista que não é um dos melhores.


O Brasil perde R$ 14 bilhões por ano com a falta de reciclagem adequada do lixo. Imagine nossa Jaboatão!!! São milhões de toneladas de resíduos sólidos que, ao invés de gerarem dinheiro e emprego, acabaram descartados no meio ambiente. Os dados são da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).



#maisjaboatao #jaboatãodosguararapes #jabataodosguararapes #lixo #resíduossólidos #meioambiente #pernambuco

13 visualizações