top of page

Artesãos jaboatanenses na Alameda dos Mestres da Fenearte

Atualizado: 10 de jul. de 2019

Saúba, Nicola e Cunha estão participando da 20ª edição do evento, que acontecerá entre 3 e 14 de julho



Com informações da Assessoria de Imprensa

Foto: Sebrae/Divulgação


Nomes do artesanato jaboatanense estarão participando na Alameda dos Mestres da 20ª Fenearte. Saúba, Nicola e Cunha estarão na maior feira de artesanato de América Latina, entre os dias 3 e 14 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda. Com o tema "Ciranda de todas as artes", o evento homenageia os cirandeiros Dona Duda, Mestre Baracho e Lia de Itamaracá.


Ao todo, são 64 artistas pernambucanos estarão reunidos na Alameda dos Mestres. O local apresenta trabalhos elaborados nas mais variadas técnicas e tipologias desses ilustres símbolos de resistência e afirmação da nossa identidade. Na Alameda, o público poderá vivenciar uma experiência imersiva na expressão da singularidade da cultura material pernambucana, que se concentra em suas raízes e em seu poder transformador.


Cunha

Avião macau, o centauro, o camelauro, o inaudito, teupai, o parampalho. Esses são algumas esculturas que ganham nome e identidade próprios e surgem da fértil imaginação do mestre Cunha. Com peças únicas, são criados seres antropomórficos e zoomórficos.


Cunha já realizou diversas exposições individuais e coletivas em todo o país e, desde 2011 , participa da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) como mestre.

Contatos:

Endereço: Rua do Sossego, 49, Jardim Jordão, Jaboatão dos Guararapes

Telefone: (81) 3461.4536


Nicola

Autodidata, Nicola é escultor que tem como marcas o apuro estético e o domínio técnico nas mais diversas matérias-primas, como a madeira, a pedra calcária, o granito, a pedra sabão, o concreto e o marfim. Sua grande influência artística é o barroco. É autor de uma obra escultórica sacra singular, preenchida por anjos, santos e cabeças. Lida com madeira (jaqueira, sucupira) e pedra calcária.


Artista premiado, já participou de inúmeros eventos de arte nacionais e internacionais. Desde 2010, Nicola integra a galeria dos mestres-artesãos de Pernambuco.

Contato: Endereço: Avenida Comercial (Avenida Ulisses Montarroyos), 8.383, Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes Telefone: 3469.0421 / 99966.5317


Saúba

O mestre Saúba, criador e grande admirador dos brinquedos populares, como rói-rói e mané gostoso, mantém com grande orgulho a tradição artesanal há mais de quatro décadas. Suas peças coloridas (algumas sonoras) são confeccionadas com madeira de embaúba. Junto com o seu irmão, mais conhecido como Cocota, produz outros brinquedos, como borboleta e ratinhos móveis feitos em papel machê.


Participando há três anos da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), Saúba foi reconhecido mestre do artesanato de Pernambuco, em 2016, sendo convidado a integrar a Alameda dos Mestres na 17ª edição da feira, que teve como símbolo o mané-gostoso.


Contatos:

Endereço: Rua João Martins, 16, Vila Rica, Jaboatão dos Guararapes.

Telefone: 81. 9. 85324549


bottom of page