top of page

Aprovado Projeto de Lei do vereador Nando Campos para pessoas com deficiência

A iniciativa regulamenta cores nas bengalas para identificar pessoas cegas, pessoas com baixa visão e pessoas surdo-cegas, como instrumento de orientação e mobilidade.

Foto: Divulgação


Foi aprovado na Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes, durante sessão plenária nesta quarta-feira (12/04), o Projeto de Lei do vereador Nando Campos que reconhece as bengalas longas de cor branca, verde e branca com vermelho, como meio para identificar pessoas cegas, pessoas com baixa visão, e pessoas surdo-cegas, como instrumento de orientação e mobilidade.


Para Nando Campos, é importante sensibilizar a população sobre o tema. “O projeto visa reconhecer essa prática como oficial no município com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre o uso das bengalas longas pelas pessoas com deficiência visual”, afirmou.


Entre os objetivos do projeto do Projeto de Lei, conforme o parlamentar, está a prática que já é exercida de maneira espontânea na sociedade e faz parte do dia a dia de várias pessoas: a coloração da denominada órtese “bengala longa” para fins de identificação da condição de seu usuário.


O texto segue para sanção do prefeito Mano Medeiros, que, de acordo com o projeto, as bengalas com cores para identificação do nível e da categoria de deficiência de seu usuário: Branca (pessoas com cegueira), Verde (pessoas com baixa visão) e Branca com vermelha (pessoas surdo-cegas).


Коментари


bottom of page