• Da Redação

Anderson Ferreira usa derramamento de óleo para criticar Paulo Câmara por "omissão"

"Pernambuco é um dos nove estados nordestinos que teve prais atingidas pelas manchas de petróleo, desde setembro





Do Blog de Jamildo

Foto: Divulgação



O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, declarou-se preocupado com o isco de a orla da cidade- e até mesmo os rios-serem tomados pela poluição. Ele lembrou que a Bahia já decretou estado de emergência e em Sergipe foi dado prazo ao Governo Federal para encontrar uma solução para evitar a chegada de mais manchas. Por isso Anderson Ferreira disse ver omissão do governador Paulo Câmara.


"Pernambuco é um dos nove estados nordestinos que teve prais atingidas pelas manchas de petróleo, desde setembro. No entanto, não se vê iniciativa do Governo Estadual em defesa dos municípios afetados", afirmou o oposicionista. No mês passado, aliados do PDT como Pedro Joseph ensaiaram a mesma crítica, mas depois se calaram.


"O País todo está atento ao que está acontecendo nas praias do Nordeste, mas em Pernambuco nossas autoridades estaduais estão omissas. Estamos no período de desova das tartarugas, temos rios desembocando no mar e uma vida marinha incrível que está correndo risco. E qual a atitude que o governador Paulo Câmara tomou? Até agora está omisso. É a situação preocupante e estou cobrando responsabilidade do Estado", disse Anderson Ferreira.


Segundo ele, em Jaboatão, a fiscalização é realizada "diariamente" pela Superintendente de Meio Ambiente ao longo dos oito quilômetros de orla.


O prefeito diz que é preciso que o Governo volte as atenções para o que está acontecendo.


"Não existe orientação de como os moradores da orla possam lidar com esse problema. Essas manchas de petróleo, além de causarem crime ambiental, atingem diretamente a economia, causando prejuízos aos setores de pesca e turismo", afirmou.


Nos nove estados do Nordeste, 166 localidades de 72 municípios apresentam mancha d e petróleo. Em Pernambuco, foram registrados casos no Recife, Goiana, Ipojuca, Tamandaré, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Itamaracá, Olinda e São José da Coroa Grande.


OUTRO LADO -


O Governo do Estado respondeu com uma nota da Secretaria de Meio Ambiente. Também foi enviado um vídeo onde o secretário José Bertotti fala sobre a situação. Segundo o governo, nenhuma praia de Pernambuco vem sofrendo com manchas de óleo atualmente. Leia abaixo.



O litoral de Pernambuco está livre das manchas de óleo que vieram do oceano e chegaram a poluir nove estados do Nordeste. Desde o último dia 16 de setembro, nossas praias já não apresentam resíduos de óleo, embora esse material ainda causem danos a outros estados. O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, esteve na praia de Boa Viagem e conta que, por iniciativa do Gover o de Pernambuco, aconteceu no dia 1º de outubro, uma reunião com gestores ambientais de outros Estados atingidos e se decidiu fazer o registro de uma notícia crime na Polícia Federal para que fosse devidamente investigados e os culpados punidos por esse crime ambiental. A Agência CPRH vem fazendo vistorias constantes e, caso alguém identifique o aparecimento de novas manchas, pode informar pelo telefone: 3182-8923.


#maisjaboatao #jaboaãodosguararapes #meioambiente #cprh

3 visualizações