A aula, ministrada pelo professor Angelo Branco, buscou sensibilizar os estudantes sobre a riqueza ambiental do local que está no entorno da comunidade e as possibilidades de uso sustentável desse importante recurso natural
Foto: Divulgação
Os alunos do 5º ano C da Escola Municipal Novo Horizonte, em Barra de Jangada, participaram de uma palestra sobre a importância da preservação da Lagoa Olho D'Água. A aula, ministrada pelo professor Angelo Branco, sensibilizou os estudantes sobre a riqueza ambiental do local que está no entorno da comunidade e as possibilidades de uso sustentável desse importante recurso natural.
Durante a palestra, o professor Angelo explorou a história da lagoa, sua biodiversidade e os desafios que enfrenta devido à ação humana. De forma didática, ele apresentou aos alunos dados sobre a qualidade da água, a fauna e a flora presentes no local e os impactos causados pela poluição e pelo descarte inadequado de resíduos.
“É fundamental que as crianças entendam desde cedo a importância de cuidar do meio ambiente, de cuidar para o ser humano permanecer vivendo no planeta terra”, afirmou. “A Lagoa Olho D'Água é um patrimônio natural de Jaboatão dos Guararapes e precisa ser preservada para as futuras gerações, sendo utilizada de forma sustentável e com responsabilidade ambiental”, acrescentou.
Além de abordar os problemas ambientais, o professor Angelo também apresentou aos alunos propostas para a utilização sustentável da lagoa, como a prática de atividades de lazer e esportes aquáticos, a criação de trilhas ecológicas e a implementação de projetos de educação ambiental.
Angelo ressaltou ainda que a preservação da Lagoa Olho D'Água é fundamental para garantir a qualidade de vida da população, bem como auxiliar o problema das enchentes e alagamentos em toda a Regional Praias, além da manutenção da biodiversidade. “Para isso, é necessário adotar medidas como a criação de áreas de proteção ambiental, a implantação de sistemas de tratamento de esgoto, a realização de ações de educação ambiental, promoção de práticas de consumo sustentável e cobrar todas essas ações do poder público, seja através da ouvidoria do estado ou do município, seja denunciando a ocupação irregular e o aterro da lagoa, seja atuando em ONG´s e outras organizações da sociedade civil”, explicou.
O uso sustentável da lagoa para oferecer diversos benefícios para a comunidade, como a criação de oportunidades de emprego e renda através do turismo ecológico, a melhoria da qualidade de vida da população e a valorização do patrimônio natural local também foram outros assuntos abordados durante a aula.
Comments