• Da Redação

Alunos com deficiência da rede municipal de Jaboatão participam de visita n Fundaj

A atividade integra a programação da Semana da Pessoa com Deficiência do município

Foto: PMJG/Assessoria de Imprensa


Estudantes com deficiência da rede municipal do Jaboatão participaram, nesta terça-feira (30) de edição do “Visita Acessível”, promovido pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Museu do Homem do Nordeste (Muhne) e Cinema do Museu. A atividade integra a programação da Semana da Pessoa com Deficiência do município, que trará, amanhã, nova visita de adultos atendidos pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Jaboatão.


No primeiro dia da ação, os alunos das escolas Iraci Rodovalho, Orlando Breno e Nazete Vieira de Lima, foram recebidos pela equipe do Muhne para uma visita guiada com interação tátil de peças pertencentes ao acervo da Fundação Joaquim Nabuco.


“É muito bom ter essa ação de inclusão que o município e o Museu estão desenvolvendo. Não tivemos essa oportunidade quando éramos crianças, e isso faz diferença na questão da sociabilidade, ajuda muito no aprendizado. Foi a primeira vez dele aqui, e ele ficou muito feliz”, disse Edgar de Melo Filho, pai de João Victor, de 13 anos.


Para o professor de Atendimento Educacional Especializado, David Santos, é essencial oportunizar o acesso aos bens culturais e promover a interação com o espaço e com o outro. “Eles acabam tendo uma vivência diferente, que não têm no cotidiano, enriquecendo o currículo deles e fortalecendo essa integralização enquanto indivíduo”, afirmou David.


A programação também contou com uma edição especial da Sessão Índigo, que é voltada para crianças com Síndrome de Down, TDAH e autismo. As três animações escolhidas para exibição foram: “Salu e o Cavalo Marinho” (2014), de Cecília da Fonte Alves; “A Árvore do Dinheiro” (2002), de Marcos Buccini e Diego Credidio; e “Bia Desenha (2019), de Kalor Pacheco e Neco Tabosa.


A primeira-dama do Jaboatão, Andrea Medeiros, que articulou a visita junto à Fundaj, compareceu ao evento, representando o prefeito Mano Medeiros. “Só de ver a alegria dessas crianças a gente percebe o quanto esse tipo de atividade é necessária e vamos focar cada vez mais em inclusão. Agradecemos a parceria da Fundaj”, observou. “Para os nossos estudantes, conhecer novos espaços é muito importante e a Fundaj abre essa porta. Isso nos deixa muito felizes, principalmente por estamos na semana municipal da pessoa com deficiência”, afirmou a secretária-executiva de Gestão Pedagógica do Jaboatão, Iany Jardim.


#maisjaboatao #jaboatãodosguararapes #jaboataodosguararapes #procon #consumidor #fiscalização #cestabasica#pe