top of page

Alguns hábitos do dia a dia são nocivos para a coluna

O órgão tem uma importante função em nossas vidas

Foto: Divulgação


A coluna vertebral tem uma importante função na vida do ser humano, pois é ela quem sustenta o tronco e permite a realização de diversos movimentos. Por isso, é tão importante cuidar da saúde dela. No entanto, no dia a dia, muitas pessoas adotam hábitos que podem ser nocivos para a coluna. Além de alguns maus costumes já bastante conhecidos, como manter uma má postura e usar mochilas ou bolsas pesadas em um ombro só, há outras práticas que podem causar dores ou até lesões nas vértebras.


A primeira delas a ser destacada é o mau uso do celular. De acordo com Paula Lima, professora de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), mexer no celular de maneira despreocupada pode ser prejudicial para a coluna cervical, que fica na região do pescoço. “Passar muito tempo curvado sobre smartphones, tablets ou laptops pode levar a uma má postura e aumentar o estresse sobre a coluna cervical”, afirma.


A fisioterapeuta ressalta ainda que atividades que se repetem também podem ser danosas, como digitar no computador ou dirigir por longas horas. “Realizar tarefas que envolvem movimentos repetitivos ou ficar em uma posição por muito tempo podem causar tensão e fadiga muscular na coluna”, pontua. Quando se dirige  por muito tempo, por exemplo, além da posição estática dessa posição, os tremores do motor do carro podem levar ainda mais pressão para os discos intervertebrais, causando dores. Esses discos, feitos de tecido cartilaginoso, ficam localizados entre uma vértebra e outra e servem para evitar o atrito entre as vértebras e amortecer impactos.


A hora de dormir é um outro momento que merece atenção. Para evitar prejudicar a coluna, uma das posições ideais para dormir é com a barriga para cima e o travesseiro na altura dos ombros. Uma outra maneira é dormir de lado com um travesseiro de espessura suficiente para deixar a cervical reta. É importante evitar uma curvatura do pescoço para que a região não fique tensionada, o que pode causar torcicolo. Também é válido colocar um travesseiro entre os joelhos, para impedir que haja um desequilíbrio do quadril, o que poderia tensionar a lombar. Paula Lima também chama atenção para o tipo de colchão. “Um colchão que não oferece suporte adequado à coluna ou é muito mole ou muito duro pode contribuir para a dor nas costas”, complementa a professora.


O uso excessivo de salto alto também pode trazer malefícios para a coluna, embora isso também dependa de alguns outros fatores, como a altura do salto, o tempo de uso e possíveis problemas pré-existentes na coluna. De qualquer forma, com o calcanhar elevado, o centro de gravidade do corpo é deslocado para frente, fazendo com que o quadril fique levemente empinado, o que altera a curvatura da coluna na região lombar.

コメント


bottom of page