Oftalmopediatra Kátia Dantas, do IOFV, trouxe dicas para os pais ficarem de olho
Foto: Divulgação
O Dia das Crianças está chegando, é hora dos pequenos aproveitarem o feriado de 12 de outubro para muitas brincadeiras. Porém, vale um recado aos pais durante as comemorações: veja algumas reações dos filhos. A oftalmologista Kátia Dantas, do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV), traz quatro dicas de possíveis sinais de problemas de visão.
VEJA QUATRO PROBLEMAS DE VISÃO QUE PODEM IDENTIFICADOS:
– Apertar ou esfregar os olhos com frequência, o que faz com que eles fiquem avermelhados, irritados ou lacrimejando;
– Perder-se ao ler ou usar o dedo para guiar os olhos durante a leitura;
– Franzir a testa o tempo todo;
– Colocar o livro e o caderno muito próximos ao rosto.
“A visão comprometida pode prejudicar o desenvolvimento motor, atrapalha a conexão da criança com o mundo e reduz a capacidade de comunicação. É importante saber reconhecer e lidar com isso para os pais serem alertados a realizarem exames”, destacou Kátia.
A oftalmologista do Instituto de Olhos Fernando Ventura ressalta a importância de que o paciente seja encaminhado ao médico para tentar descobrir possíveis problemas, caso alguns dos sintomas aconteçam. O diagnóstico precoce é importante pois, quanto mais rápido a anomalia for descoberta, maiores são as chances de tratamento eficaz.
MIOPIA EM CRIANÇAS
Por conta do excesso de telas com as crianças, a oftalmologista Catarina Ventura, também do IOFV, registrou um aumento de pacientes infantis com miopia no hospital. A médica pontuou que, no passado, mal se via criança usando óculos. Porém, nos dias atuais, o objeto é cada vez mais comum nas salas de aula. O problema se dá pelo crescimento da miopia.
“Esse aumento da miopia traz outros problemas, porque se a miopia continua crescendo, a gente vai ter partes nobres do olho sendo afetadas. Temos a retina atrás do olho. Então, quanto maior a miopia, mais danos a gente pode trazer para a retina, que é a parte nobre que não se regenera. É possível o surgimento de maculopatia, pode ter uma rotura de retina pelo crescimento do olho. Com o olho crescendo, a retina vai se esticando”, explicou Catarina.
Catarina Ventura ainda faz um alerta para os pais, para que sejam mais criativos e estimulem brincadeiras ao ar livre com as crianças no dia a dia. Em parceria com as escolas, com o objetivo de reduzir ainda mais o tempo na frente das televisões.
Comments