top of page

Afya Jaboatão participa do 10º Programa de Formação STHEM Brasil no Rio de Janeiro

No evento, realizado no Rio de Janeiro, a professora e coordenadora do NAPED, Ana Paula Fernandes, representou a instituição no desenvolvimento e acompanhamento das temáticas

Foto: Divulgação


Na última semana, entre os dias 14 e 17 de agosto, a Afya Jaboatão participou do 10º Programa de Formação da STHEM Brasil, evento que discute inovação acadêmica e aprendizagem ativa voltada para docentes e coordenações de instituições de ensino superior. No evento, realizado no Rio de Janeiro, a professora e coordenadora do NAPED, Ana Paula Fernandes, representou a Afya Jaboatão no desenvolvimento e acompanhamento das temáticas.


Entre as reuniões do STHEM, também ocorreu o ocorreu o Encontro Nacional de Coordenadores do NAPED para alinhamento e discussão de pautas fundamentais para os núcleos acadêmicos envolvendo os 32 NAPEDs do grupo Afya. As reuniões foram conduzidas pelo o gestor pedagógico nacional da Afya, Professor Denny Almeida, que abordou temas diretamente ligados a atuação do setor, ao compartilhamento de experiências entre as diferentes unidades e debates e dinâmicas para a cooperação. Além disso, o professor Denny comunicou oficialmente a criação do programa EMBAIXADORES STHEM / AFYA.


O NAPED no Programa de Formação


“A participação da Afya no STHEM é uma iniciativa que reforça a importância da educação continuada e das atualizações pedagógicas para os nossos docentes. Em um campo tão dinâmico e crucial como a Medicina, é essencial que nós docentes permaneçam constantemente atualizados em suas áreas de expertise, mas também em métodos de ensino cada vez mais eficazes e alinhados com os avanços tecnológicos constantes. Além de garantir a qualidade do ensino, os métodos de ensino atualizados e inovadores podem manter os estudantes envolvidos e motivados. A educação continuada ajuda os professores a adaptarem suas abordagens pedagógicas às necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos. As temáticas discutidas no STHEM 2023 ressaltam o aprimoramento dessas habilidades pedagógicas para um maior desenvolvimento profissional alinhado às necessidades sociais”, afirmou Ana Paula Fernandes, coordenadora do NAPED da Afya Jaboatão.


A participação do NAPED nesta agenda reforça o compromisso da Afya Jaboatão com o desenvolvimento contínuo do corpo docente e com a incorporação de novas práticas ao plano de ensino, sempre contando com o suporte de novas tecnologias e metodologias capazes facilitar a aprendizagem e de ampliar o engajamento acadêmico tornando mais potente e prazerosa a formação médica e as práticas pedagógicas dos docentes da instituição.


O Consórcio STHEM Brasil


É uma rede criada por iniciativa do Centro universitário Salesiano de São Paulo com apoio do LASPAU – organização afiliada à Universidade de Harvard e mais 11 instituições de ensino superior do Brasil. Hoje o grupo já soma 65 instituições com a missão de ampliar a cooperação entre instituições promovendo professores e gestores a agentes de inovação preparados para lidar com desafios atuais da sociedade.

bottom of page